quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DESAFIO DE APRENDIZAGEM


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 
BRASIL E NO MUNDO

Ao Oposto do que se imagina a educação a distância é muito mais antiga quando comparada a tradicional. Podemos afirmar que com a invenção da escrita, a comunicação se “emancipou”. Com os desenhos rupestres feitos em pedras pelo homem já estávamos praticando a comunicando a distância.
O desenvolvimento da televisão, rádio, fitas de áudio, entre outros meios de comunicação foram importantes para o crescimento do EAD, assim como, a universidade aberta que obtiveram diversas experiências pedagógicas, fazendo com que as pessoas tivessem mais interesse pelo EAD. 
Atingimos assim, o que podemos chamar de  terceira geração o “EAD ON-LINE”. Esta geração foi marcada pelas redes de computadores e a explosão da Internet. Aqui surgem várias instituições de ensino em diversos lugares do mundo.
Vivemos na era da informação, onde o acesso a informação está cada vez mais amplo e diversificado e com isso a educação a distância tornou-se uma constante nas faculdades e escolas de ensino por todo o Brasil.
O rompimento de paradigmas ainda é um grande desafio, tanto para os professores quanto para os alunos. Para mim, sem falsa modéstia, esse curso que conta com milhares de alunos matriculados por tudo pais, abrindo blog, interagindo com, pesquisando sobre EAD, postando opiniões, será um “divisor de águas” no Ensino a Distância no Brasil. Prova disso é o site de busca Google. No início encontrar um blog que voltado para educação a distância era muito difícil. Agora quando fazemos uma busca de Educação a distância no referido site, é impressionante. E somos nós alunos pós graduandos do Curso de Metodologia e Gestão dos Cursos a distância os responsáveis por essa evolução e disseminação da EAD.
O prof José Manuel Moran, diz que, a educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.
A EAD é um novo marco na minha VIDA acadêmica, lembrando sempre que a disciplina, iniciativa e autonomia, são características fundamentais para o estudante da modalidade EAD.

Continuo meu curso na esperança e certeza de que serei uma colaboradora da consolidação da nova geração da EaD no Brasil. 


Ildeslane Dimeira dos Reis Rosa                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário